Porsche Carrera T tem motor boxer 3.0 biturbo de seis cilindros, câmbio manual de seis marchas e vai aos 100 km/h em 4,5 segundos
O Porsche 911 Carrera T resgata a história do primeiro 911 T, um clássico da categoria turismo, fabricado pelos alemães entre 1968 e 1973. A letra “T” representa o “Touring”.
Desde 2017, o modelo voltou a ser fabricado para clientes que desejam um carro ainda mais esportivo. O 911 T se posiciona entre os irmãos Carrera e o Carrera S.
A novidade agora é a presença da inédita versão Cabriolet. Modelo que fará seus donos desfilarem por aí no estilo, ouvindo alto o ronco do motor ainda mais alto.

Motor
O Porsche 911 Carrera T é feito para puristas que querem o carro “na mão”. O trem de força conta sempre com um câmbio manual de seis marchas que se acopla ao motor boxer 3.0 biturbo de seis cilindros com 394cv (290kW) e 45,9 kgfm (450Nm). Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, a tração é sempre traseira.
O coupé acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (Cabriolet: 4,7 segundos). E a velocidade máxima é de 295 km/h (Cabriolet: 293 km/h).
Auto-blip
O esportivo tem função de aceleração intermediária, chamada “auto-blip”, que compensa automaticamente as diferenças de velocidade entre o motor e a caixa de câmbio.
A tecnologia te ajuda a poupar o esforço de realizar o “punta-taco” – manobra em que o piloto pisa com o pé direito nos pedais de aceleração e de freio, simultaneamente, nas entradas de curva, para ganhar tempo.
Sua construção contempla alívio de peso com vidros e assentos mais leves, e isolamento reduzido. A engenharia ajudou a marca a chegar aos 1.478 quilos – 40 quilos mais leve.

Eixo traseiro direcional
Outra novidade é a presença de eixo traseiro direcional como item de série que combina com uma relação de direção mais direta no eixo dianteiro.
Segundo a Porsche, o módulo melhora a dirigibilidade, confere aceleração lateral mais rápida e aumenta a estabilidade. O ajuste foi criado especificamente para o 911 Carrera T.
Suspensão
Para garantir ainda mais agilidade, a suspensão adaptativa “PASM” foi rebaixada em 10 mm. E as barras estabilizadoras nos eixos dianteiro e traseiro foram ajustadas para assumir uma configuração mais neutra.
Equipamentos
De fábrica, a lista de equipamentos inclui volante esportivo GT revestido em couro e aquecido, com opção de modelo ainda mais personalizado. E inserções decorativas no painel e no console central na cor cinza Vanádio, além de detalhes nos painéis das portas em alumínio escovado preto.
Os assentos esportivos são elétricos e possuem quatorze ajustes. Sempre na cor preta, os o centro dos assentos trazem configuração do tipo “Sport-Tex”, enquanto o tecido xadrez que reveste o interior é exclusividade do 911 Carrera T. O logo 911 é bordado nos apoios de cabeça, mas para quem quiser se destacar ainda mais, a Porsche disponibiliza a opção de assentos esportivos adaptativos plus, que são mais leves e ajustáveis em 18 direções.
Exterior e interior
Para se diferenciar do restante da família, o Carrera T exibe adesivo com logo do padrão de troca de marchas nas janelas traseiras. Inserções na grade da tampa traseira, e acabamento dos espelhos externos e das rodas de liga leve na cor metálica Cinza Vanádio. O spoiler aerodinâmico é o mesmo do 911 Carrera GTS.

Cores
O Carrera T é oferecido em várias combinações de cores. Algumas delas são o verde metálico, giz e cinza, além de paletas que incluem o vermelho, o azul metálico e o amarelo. Há também opções mais discretas como o preto, o prata e o cinza, todos metálicos. O teto do 911 T Cabriolet pode ser configurado nas cores preto, vermelho, azul ou marrom.
Interior
Por dentro, o Carrera T é predominantemente preto, e tem costuras contrastantes, opcionais. O tradicional cronômetro está posicionado sobre o painel. A curta alavanca do câmbio exibe uma superfície revestida com um pomo de madeira laminada. E os emblemas alusivos à transmissão manual estão por todos os lados.
Personalização
Os futuros proprietários podem dar um toque ainda mais pessoal ao Carrera T por meio dos pacotes opcionais. A lista oferece desde cores exclusivas para a carroceria e para as rodas, como inserções de adesivos e diferentes tipos de costuras contrastantes e acabamento do console central, painéis de portas e dos cintos de segurança.
Preços
O esportivo já está em regime de pré-venda no Brasil, com entrega prevista para 2025. O 911 Carrera T custa R$ 929.000. E a versão Cabriolet tem preço de R$ 991.000. Tô indo ali reservar o meu e já volto.
