Yamaha: Confira os oito lançamentos da linha 2025

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Yamaha renova linha de motocicletas ao apresentar oito modelos, sete reestilizações e um scooter elétrico inédito

A Yamaha renovou sua linha de motocicletas para 2025, no último mês, com a apresentação de oito modelos. Sete deles são reestilizações, enquanto o outro é o inédito scooter elétrico Neo’s Connected, que será fabricada no Brasil e chega às lojas já no começo do ano que vem.

Neo’s Connected

Yamaha Neo’s Connected

Motor
O Neo’s é movido pela Unidade de Potência Integrada Yamaha (YIPU), engenharia criada pela montadora com o conhecimento adquirido nas últimas três décadas nesse segmento.

O motor elétrico sincronizado trifásico de excitação é equivalente à uma unidade de 50cc e confere potência máxima de 2,4kW a 400rpm, e 13,8 kgfm (135,3Nm).

O propulsor está localizado dentro do cubo da roda traseira, não possui escovas e é refrigerado a ar. E, segundo a marca, é o que garante um design mais compacto por eliminar a necessidade de outras  engrenagens e trazer mais eficiência.

Baterias
O scooter trabalha com uma ou duas baterias de íon lítio de 50,4V e 23,2A. As unidades são bivolt (100V~240V), trabalham em 50-60Hz e a saída é de 59,6V. O compartimento para acomodá-las fica embaixo do assento, mas com o par instalado não há espaço para um capacete fechado.

Cada bloco mede 36cmX21,5cmX10,5cm (LxAxP) e pesa oito quilos. São cinco horas para carregar cada módulo de 20% a 80%. Enquanto a recarga do absoluto zero, “até a boca”, ou 100%, leva nove horas.

A autonomia da Neo quando equipada com apenas uma bateria é de 39 quilômetros. Se a motocicleta estiver munida de duas baterias o alcance sobe para 71 quilômetros. A segunda bateria deve ser adquirida opcionalmente.

Conectividade
Por meio do aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, disponível para Android e iOS,  os proprietários poderão visualizar informações como nível da bateria, notificações de mensagens e ligações recebidas, diretamente no no painel do scooter.

Quando o piloto estiver com o celular na mão, o app permitirá visualizar ainda informações sobre o veículo e status das baterias, entre outros dados.

Suspensão
A suspensão conta com garfo telescópico com curso de 90mm na dianteira e suspensão traseira tipo balança com curso de 84mm.

Freios
Para estancar a elétrica, a Yamaha optou por implantar freio a disco dianteiro de 200mm e um traseiro a tambor de 130mm.

Rodas
Na Europa, as rodas de liga leve com palitos duplos têm 13” e calçam pneus da Inoue Rubber, de medidas 110/70 na frente e 130/70 na traseira.

Estrutura e dimensões

Seus 695mm de largura, 1,12 de altura e 1,88m de comprimento são acomodados sobre um quadro do tipo Underborne. A distância entre eixos é de 1.30 metro, a altura do assento é de 795 mm e o peso líquido é de 90 quilos.

Yamaha Factor 150

Factor 150
A Factor 150 continua com o motor flex de 149cm³ com 12 cv a 7.250 rpm e 1,3 kgfm a 6.000 rpm. O câmbio tem cinco marchas. E o tanque leva 15,4 litros de combustível.

Como novidade, a Factor 150 2025 traz farol de LED, novo spoiler do motor, além de tanque e carenagens com novo desenho. O painel de instrumentos também muda, agora no estilo blackout, com fundo preto e informações contrastantes claras.

A tela traz função ECO – que sugere uma pilotagem mais econômica, e informa a marcha que está em operação. A motocicleta chega às concessionárias em janeiro de 2025.


Factor 150 DX
Já o carro chefe da Yamaha, a Factor 150 DX,  ganhou uma versão que se diferencia no acabamento e pela cor verde-limão. O motor vem pintado de preto. A DX se diferencia da variante convencional pela luz de posição de LED que contorna o farol.

Como opcional há carregador USB para carregar o celular e cavalete central. O conjunto mecânico é o mesmo da Factor de entrada.

Yamaha Fazer FZ25

Fazer FZ25
A nova Fazer FZ25 chega sem alterações mecânicas, ou quase isso, já que o motor de 249cm³ com 21,3cv a 8.000 rpm e 2,1kgfm a 6.000 rpm deixa de ser flex e passa a ser apenas a gasolina. O câmbio é o mesmo de cinco marchas. E o tanque leva 14,2 litros.

A nova carenagem lateral do tanque cresceu e ganhou entradas de ar maiores. Enquanto a moldura do farol ficou com molduras mais vincadas. E as setas agora são de LED.

O novo painel de instrumentos de LCD ficou 59% maior para mostrar a rotação do motor, velocidade, nível de combustível, marcha engatada e hodômetro total e parcial. Além de permitir que a motocicleta faça uso do aplicativo Yamaha Motorcycle Connect.

Além da tomada 12 V, a FZ25 oferece alertas de manutenção e falhas da motocicleta que podem ser enviados para um e-mail do proprietário. O app funciona como uma espécie de guia, podendo salvar e compartilhar rotas, nas redes sociais.

A Yamaha Fazer FZ25 já está disponível nas lojas da marca R$ 23.590, aumento de R$ 600 com o modelo 2024.

Yamaha Fazer FZ15

Fazer FZ15
A Fazer FZ15 mudou pouco. A motocicleta herdou painel de instrumentos do tipo blackout e conexão com celular. Tem uma desatualizada tomada de 12V que poderia ser do tipo USB. E opção de rodas pintadas de laranja.

O motor continua o mesmo de 149 cm³, flex, com 11,7 cv (etanol) e 11,6 cv (gasolina) a 7.250 rpm, e 1,3 kgfm a 6.000 rpm. O câmbio tem cinco marchas e o tanque leva 11,9 litros. O preço ainda não foi divulgado.

Yamaha Lander 250

Lander 250
A Yamaha Lander 2025 recebeu novos apliques de plástico no tanque e ficou com uma aparência mais parruda. Enquanto a carenagem inferior do tanque ganhou material com mais aderência para o piloto.

O farol dianteiro ganhou luzes de LED com projetor. O conjunto óptico
dianteiro recebeu luz diurna de LED embutida no encurtado para-lamas superior. Além de lampejador de farol alto.

O painel de instrumentos também mudou e traz tudo o que o atual da FZ25 oferece. Assim como o motor, que deixa de ser flex e agora só bebe gasolina. Segundo a Yamaha, sem alterações de potência e torque.

A Lander tem motor a gasolina de 249 cm³ com 20,9 cv a 8.000 rpm e 2,1 kgfm a 6.000 rpm. O câmbio é de 5 marchas e o tanque leva 13,6 litros. E o preço subiu para R$ 27.490, R$1.200 a mais. A trail estará a venda nas concessionárias a partir de dezembro.

Yamaha XMax 250

XMax 250
O XMax 250 2025, maior scooter da Yamaha, é o modelo com maior aumento na tabela de preços. Para levar um para a garagem, agora é preciso desembolsar R$ 34.990, R$1.800 a mais do que antes.

Entre os itens de série há um sistema de conexão com celular mais intuitivo com painel de dois níveis. O superior de LCD e o inferior de TFT.

Pela tela TFT, operada no punho esquerdo, é possível ver chamadas recebidas, informações de contatos e ajustar o volume da chamada.

É possível interagir com a música que estiver tocando no celular. Avançar e voltar faixas, ajustar volume e acessar informações sobre o clima e previsão para os próximos dias.

Além do GPS via app Garmin StreetCross, o LCD traz velocímetro, nível de combustível e hodômetro total e parcial. A XMax 250 vem de série com tomada tipo USB tipo-C.

Os faróis continuam de LED, assim como todas as demais luzes, mas agora o conjunto ganhou design em X. A bolha é ajustável em dois níveis. E o nicho embaixo do banco acomoda dois capacetes fechados com folga.

O XMax 250 não teve alterações mecânicas. E segue com o propulsor de 250 cm³, a gasolina, com 22,8 cv a 7.000 rpm e 2,5 kgfm a 5.500 rpm. O câmbio é do tipo CVT e o tanque leva 13,2 litros.

Yamaha NMax 160

NMax 160
A NMax 160 adotou uma aparência mais agressiva graças aos novos grafismos. Além disso, agora toda a iluminação é full LED, com faróis e lanterna remodelados. Além disso, a NMax manteve o sistema Connected para conexão com o celular.

O motor é o mesmo de 155 cm³, a gasolina, com 15,1 cv a 8.000 rpm e 1,4 kgfm a 6.500 rpm. O câmbio é do tipo CVT e o tanque leva 7,1 litros. Mas perdeu 0,3 cv para atender aos níveis de emissões do Promot 5, que passa a valer a partir de primeiro de janeiro de 2025. O preço da NMax subiu dos antigos R$ 20.990 para R$ 21.790.

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