Nova Yamaha Ténéré desembarca no Brasil em 2025

0
86

Aventureira com motor bicilíndrico de 689cm³ com 72,4cv recebeu mudanças visuais, e evoluiu em ergonomia e ciclística

A Ténéré 700 foi lançada em 2019 para substituir o modelo XT660Z Ténéré, fabricada entre 2008 e 2016. A antepassada veio para o Brasil em meados de 2011 e ficou em linha até 2016, quando foi descontinuada devido à nova fase de controle de emissões do Sistema Euro 4 (EU4+). A nova motocicleta usa a mesma base e o mesmo motor da Yamaha MT-07.

Como curiosidade, a nomenclatura Ténéré, que significa deserto na linguagem Tuaregue, foi escolhida pela Yamaha como homenagem à região desértica do Saara, que abriga uma etapa do Rally mais famoso do mundo. É daí que vem seu DNA arrojado e aventureiro.

Motor
A Ténéré foi revelada no último EICMA (Salão de Milão), em novembro. Seu motor (CP2) é o mesmo da Yamaha MT-07, um bicilíndrico, de quatro tempos, DOHC, com quatro válvulas por cilíndro, refrigerado a líquido. O propulsor de 689cm³ é capaz de gerar 72,4cv a 9.000 rpm e 6,9 kgfm (68Nm) a 6.500 rpm. O sistema de injeção de combustível é o YCC-TCI (controlado por transistor) que possibilita diferentes modos de condução.

O motor é administrado por um câmbio de seis marchas. A embreagem é do tipo multidisco úmida, e a transmissão final é por corrente. Com evoluções ciclísticas e visuais, a Ténéré 700 está prevista para vir para o Brasil em 2025. Seu preço ainda não foi divulgado.

Yamaha Ténéré 700 2025

Modos de condução
A Ténéré 700 tem dois modos de condução, “Sport”, que deixa a motocicleta mais esperta e reativa, e o “Explorer”, que suaviza as rotações e é destinado a terrenos irregulares. Controle de tração (TCS) e ABS comutáveis. E no modo off-road o piloto pode desativar o ABS traseiro ou em ambas as pinças. A nova 700 da Yamaha atende às exigências das novas regras de emissões do Sistema Euro 5 (EU5+).

Standart x Rally
Na Europa, a aventureira é oferecida em duas versões: Standart e Rally, esta última com paralama dianteiro longo, e maior altura livre do solo em relação à convencional (25,4cm contra 23,9cm) e maior altura do assento, obviamente, (909mm contra 873mm). A marca não informou qual versão terá o passaporte carimbado por aqui.

Yamaha Ténéré 700 2025

Design
Com inspiração nas motocicletas de rally, a Ténéré 700 exibe novos faróis LED e painel de instrumentos TFT colorido de 6,3″. Há conexão para smartphone e funções como navegação curva-a-curva. E o assento foi projetado em peça inteiriça.

Motor da Yamaha Ténéré 700 2025

Suspensão
O conjunto de suspensões da nova Ténéré 700 2025 foi todo atualizado e conta com garfo dianteiro ajustável com 43mm de diâmetro e curso de 210mm, e sistema traseiro monoamortecido, também ajustável, com curso de 200mm.

Freios
Enquanto os freios trazem disco hidráulico duplo de 282 mm, na dianteira, e disco hidráulico de 245 mm, na traseira. Ambos com sistema ABS selecionável. Na Europa, a Ténéré 700 vem com pneus Pirelli Scorpion Rally STR de medidas 90/90R21, na dianteira, e 150/70R18, na traseira. E seu peso é de 208 quilos.

Yamaha Ténéré 700 2025

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here