Na mira de Fiat Fastback e Volksvagen Nivus, Citroën Basalt pode roubar vendas de sedãs por causa do bom porta-malas de 490 litros, quinze litros a mais que o Renault Duster
O Citroën Basalt estreou em outubro nas concessoinárias brasileiras, nas versões Feel (R$89.990), Feel Turbo 200 (R$96.990), Shine Turbo 200 (R$104.990) e First Edition (R$107.390). O SUV, como é classificado pela Stellantis, tentará um lugar ao sol no mesmo espaço ocupado por Fiat Fastback e Volkswagen Nivus. Mas pode interessar também a quem estava de olho em um sedã, devido à sua capacidade de carga no bagageiro.

Há duas opções de motorização para o cupê: Um porpulsor 1.0 aspirado acoplado a um câmbio manual de cinco marchas, ou um 1.0 turbo que trabalha em conjunto com um câmbio CVT que simula sete marchas.
O Basalt Feel, por exemplo, vem com um motor 1.0 aspirado, tricilíndrico, de 6V, Firefly, figurinha carimbada da Stellantis. O propulsor é regido por um câmbio manual de cinco marchas e pode gerar 71cv e 10kgfm quando movido a gasolina, ou 75 cv e 10,5kgfm se abastecido com etanol.

As três variantes seguintes, Feel Turbo, Shine Turbo, e First Edition, são equipadas com o motor 1.0 turbo, tricilindrico, de 12V, T200, que vai acoplado a uma transmissão CVT que simula sete marchas. O propulsor é capaz de produzir 125 cv com gasolina, e 130 cv com etanol. O torque para ambos os casos é de 20,4 kgfm.
O Basalt mede 4,34 metros de comprimento, 1,82 de largura e 1,58 de altura. Pesando 1.191 quilos, tem entre-eixos com 2,64 metros e bom porta-malas com capacidade para 490 litros – quinze a mais do que um Renault Duster.
Feel 1.0 (R$89.990)
A lista de equipamentos da versão de entrada, Feel, inclui: Direção elétrica, ar-condicionado, vidros-elétricos, painel de instrumentos de 7″, multimídia de 10″ com Android Auto e Apple Car Play, banco do motorista com regulagemn de altura, quatro airbags, luzes diurnas de LED, retrovisores elétricos, câmera de ré e rodas de liga leve de 16″.

Feel Turbo 200 (R$96.990)
Adiciona Motor 1.0 turbo e câmbio CVT. Além da maior potência, 130cv em detrimento dos 75cv da básica, traz logotipo Turbo 200 na tampa traseira. Apliques na cor cinza claro nos para-choques. E faróis de neblina.
Shine Turbo (R$104.990)
Adiciona ar-condicionado automático, bancos e volante com melhor revestimento, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro e rodas diamantadas de 16″.
First Edition (R$107.390)
Além das pedaleiras exclusivas e da soleira metalizada, o First Edition muda só no visual. Dos emblemas First Edition grudados nas portas, passando pela pintura “Branco Nacré” (pode ser bicolor), a rodas escurecidas de 16″.
