Novo Porsche Carrera GTS híbrido tem potência combinada de 541cv e 62kgfm, eixo traseiro esterçante de série e vai aos 100 km/h em 3 segundos
O novo Porsche 911 Carrera GTS híbrido já está sendo vendido na rede autorizada Porsche, no Brasil. O esportivo é oferecido em duas versões: 911 Carrera GTS Coupé (R$1.127.000) e 911 Carrera GTS Cabriolet (R$1.174.000).
Além de design reformulado, o Carrera GTS Híbrido traz melhor aerodinâmica, interior renovado, novos equipamentos e novo pacote de conectividade.

Motor
Sob o capô, o cupê traz um motor de seis cilindros boxer 3.6 turbo, com escapamento elétrico e capaz de gerar 485 cv e 58kgfm. O motor elétrico está integrado à transmissão para gerar torque extra. E a potência combinada é de 541cv e 62kgfm. É o suficiente para levá-lo aos 100 km/h em 3 segundos e à velocidade máxima é de 312 km/h. Graças à presença da novidade elétrica, o híbrido ficou 50 quilos mais pesado do que o antecessor.
O sistema de motorização também inclui um motor síncrono de ímã permanente integrado na nova transmissão de dupla embreagem de oito velocidades (PDK). Mesmo em marcha lenta, ele apoia o motor boxer com torque adicional de até 150 Nm e fornece um aumento de potência de até 40 kW.
O motor elétrico no turbo gera até 11 kW (15cv) que são extraídos do fluxo de gases de escape. O turbo elétrico não possui válvula de alívio e utiliza o motor elétrico para fazer o controle da pressão. A novidade permite o uso de apenas uma turbina, ao invés das duas anteriores, para entregar a potência de forma mais dinâmica e mais responsiva.
O 911 Carrera GTS Híbrido é o primero 911 feito para as ruas que recebe um sistema híbrido. O propulsor boxer tem 600cm3 a mais do que antes, e traz um inovador turbocompressor munido de um motor elétrico integrado.

Baterias
A Porsche acopla ambos os motores elétricos a uma bateria de alta tensão leve e compacta. Ela tem o tamanho e peso correspondentes a uma bateria de partida convencional de 12 volts, mas armazena até 1,9 kWh de energia (bruta) e opera a uma voltagem de 400 V.
Para aliviar o peso dos módulos, a Porsche instalou uma bateria de íon-lítio leve para o sistema elétrico de bordo de 12 V. O sistema de alta tensão permite que o compressor de ar-condicionado seja acionado eletricamente e a transmissão por correia seja eliminada, tornando o motor muito mais compacto.

Nova suspensão e aerodinâmica ativa
Toda a suspensão do 911 Carrera GTS Híbrido foi revisada. Pela primeira vez, o eixo traseiro esterçante vem de série para aumentar a estabilidade em altas velocidades e reduzir o raio de giro.
O cupê conta ainda com sistema de estabilização anti-rolagem, suspensão esportiva com sistema de amortecimento variável (PASM) e altura de condução rebaixada em 10 mm para uma condução mais esportiva. Na traseira, as rodas de liga leve são de 21″, com tala de 11,5″ e calçam pneus 315/30 ZR 21″. Enquanto na dianteira, as rodas de 20″ usam pneus 245/35 ZR 20″, com 8,5″ de tala.
Exterior
Em termos aerodinâmicos, a Porsche aprimorou o design com atualizações que incluem novos para-choques. E pela primeira vez, a marca alemã integrou todas as funções de iluminação nos faróis de LED matrix. Isso possibilita a omissão das luzes de condução dianteiras e cria espaço para maiores entradas de ar de resfriamento na frente do carro.
A frente do veículo exibe cinco abas ativas de ar de resfriamento dispostas verticalmente e visíveis do lado de fora, e outra aba oculta para fechar o desvio em cada lado. E quem completa o tapa no visual são os difusores dianteiros adaptativos no subchassi, que são controlados junto com as abas de ar de resfriamento. Os elementos direcionam o fluxo de ar conforme necessário.
Em baixas rotações, as abas se fecham para otimizar a aerodinâmica. Quando os giros sobem, as abas direcionam grandes quantidades de ar para os radiadores do carro. Os sensores para os sistemas de assistência agora estão localizados atrás de uma superfície de alto brilho abaixo da placa de licença.

Cockpit digital e conectividade
No cockpit, há elementos de controle essenciais no volante e ao redor dele que incluem o interruptor de modo de condução padrão, a alavanca de assistência ao motorista revisada e, pela primeira vez no 911, um botão de partida localizado à esquerda do volante. No compartimento de armazenamento do console central do novo 911, há um compartimento refrigerado para smartphones, com função de carregamento indutivo.
Também inédito na linha 911, há um painel de instrumentos totalmente digital com display curvo de 12,6″ que pode ser personalizado. A tela oferece até sete visualizações, incluindo um display Classic exclusivo inspirado no design tradicional do mostrador de cinco tubos da Porsche, com um conta-giros central.
O sistema Porsche Communication Management (PCM) continua sendo operado através do display central com tela de 10,9″. Segundo a Porsche, a personalização dos modos de condução e a operação dos sistemas de assistência ao motorista foram aprimoradas. O Apple CarPlay está mais integrado ao carro, assim como o ecossistema da Apple, por meio do assistente de voz Siri.
